Ao contrário do que muitos ainda acreditam, a primeira visita ao Ortodontista não deve ser aos 12 anos de idade, quando normalmente todas as trocas de dentes de leite já ocorreram, mas sim por volta dos 5 – 6 anos ( as vezes até antes disso), perÃodo onde  já podemos prevenir ou até mesmo interromper alguns desvios no encaixe dos dentes ou no desenvolvimento desequilibrado da face.
Quanto mais cedo agimos, colocamos o desenvolvimento da face, que incluem os ossos, músculos e as funções adequadas de lÃngua, lábios, bochechas e nariz, nos trilhos corretos, e com isso crianças desenvolvem-se saudavelmente, restando muito pouco ou quase nada a ser feito quando todos os dentes permanentes estiverem na boca.
Alguns aspectos que os pais podem observar em seus filhos e que necessitam de avaliação especializada são: respiração pela boca, fala assoprada ( quando a lÃngua fica entre os dentes da frente na fala de algumas palavras), boca aberta na maior parte do tempo, ronco durante o sono, mordida torta, mordida aberta ( quando os dentes da frente de cima não tocam os de baixo), dentes permanentes nascendo sem espaço ( muito atrás dos de leite ou tortos), queixo muito pra frente ou muito pra trás, além de hábitos persistentes de chupeta, sucção de dedo ou mamadeira.
Prevenir e interferir precocemente é um ato de amor e cuidado com a saúde não só da boca, mas de uma criança como um todo. Cuidados precoces, Sorrisos para uma vida toda!
Deixe um comentário